A Barra está de luto. Perdemos um dos maiores empreendedores de nossa Região: Luiz Paulo Marcolini.

Ele criou muito mais que um shopping, desenvolveu uma marca, que em 30 anos alcançou a excelência: o Casa Shopping, hoje referência de gestão empresarial, e que continua em pleno crescimento, graças à qualidade e ao respeito que tem pelos parceiros e clientes. 

Luiz Paulo é primogênito de Wando Marcolini, fundador de uma conhecida empresa carioca de material de construção, a Marcovan Ferragens, que teve uma bem sucedida gestão familiar dos anos 50 aos 70 e alcançou grande sucesso por trazer ao Brasil uma ousada forma de vender material de construção, valorizando a exibição dos produtos como em um supermercado, tirando-os de armazéns escuros. A Marcovan Ferragens teve filiais por toda a cidade e, no início dos anos 80, após montar o primeiro shopping de materiais de construção, não resistiu aos empréstimos contraídos e decretou falência.

Mas Luiz Carlos não desistiu, aperfeiçoou a ideia e, em parceria com a Esta S/A e a Plarcon Engenharia, inaugurou em setembro de 1984 na Barra da Tijuca, região em franco crescimento, o Casa Shopping, o primeiro shopping open mall do Brasil especializado em artigos para casa.

 Várias marcas de móveis de sucesso do Rio apostaram no shopping, inclusive a Tok&Stock, cuja matriz ficava no Itanhangá e que acabou sendo fechada um pouco depois devido ao grande sucesso da loja do shopping. Mas o Casa Shopping também buscou atender outras demandas. Foi lá que se instalou um dos primeiros cartórios da Região, que acabou atraindo escritórios de advocacia, já que  desde aquela época o shopping acreditou na migração de empresas e profissionais para a Região e disponibilizou salas comerciais para locação. 

Antes da inauguração o shopping convenceu um renomado restaurante Paulistano a vir para o empreendimento, a Churrascaria Rodeio, já mostrando naquela época a vocação para tornar-se um requintado Polo Gastronômico.

Você pode até não lembrar, mas o Casa Shopping foi a primeira alternativa da Região aos cinemas do Barra Shopping que viviam lotados. O ART CASA SHOPPING possuía 3 confortáveis salas de exibição que nos serviram até o final dos anos 90.

Muitas foram as feiras e exposições de final de semana, com plantas, antiguidades, embarcações, e em 2014 o "Casa Cor Rio” foi exibido nas novas instalações do Shopping para comemorar os 30 anos.

E aos poucos o Shopping foi tomando forma, mostrando sua vocação e formando seu público. Dos 18 mil metros quadrados locáveis na época do lançamento, passou para 70 mil, mais uma demonstração de seu grande sucesso, alcançado com muito trabalho até esta semana pelo grande CEO Luiz Paulo Marcolini, que, por ironia do destino, no dia seguinte ao dia do trabalhador, descansou em paz. Vamos sentir saudades!

  

 Luiz Paulo ao lado da companheira Elisa Marcolini

 

 

Imagens: arquivos de anúncios do JornaldoBrasil / fotos: Facebook de Elisa Marcolini / Texto: Diniz Guedes / Revisão: Denise Danon

 

 

Seja o primeiro a comentar

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Mais Populares