Nova área de treinamento de ciclistas na Praia da Reserva.

 

 No dia 30 de abril de 2013 as 5h50 o triatleta Pedro Nikolay pedalava com mais 20 atletas quando um ônibus que avançou o sinal vermelho na Avenida Vieira Souto em Ipanema e o atropelou, e o mesmo veio a falecer. Os ciclistas cariocas que já reivindicavam uma área segura para treinos, agora tinham um grande motivo para sua reivindicação.

Em apenas 20 dias após a tragédia, foi publicada a portaria da CET-Rio, que regulamenta a criação da primeira Área de Proteção ao Ciclismo de Competição, a APCC. Das 4h às 5h30, de segunda a quinta, as pistas do Aterro do Flamengo passaram a ter o trânsito interditado proporcionando uma área destinada exclusivamente à prática do ciclismo.

E agora chegou a vez da Barra e Recreio, que a partir da próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro, terá a sua APCC na Praia da Reserva. Serão 3,7 km da Barra ao Recreio exclusivos para treinamento de atletas das 4h às 5h30 da madrugada, de segunda a quinta-feira.

Nesse período, o fluxo de veículos será desviado para a Avenida das Américas.

O trecho interditado será da Avenida Lúcio Costa, desde o trevo em frente ao futuro Hotel Hyatt, na Barra da Tijuca, até a Avenida Pedro Moura, no Recreio, no entanto, o trecho de treinamento dos ciclistas será da ilha 26 até a ilha 5.

Vale lembrar que será proibido o estacionamento de veículos no trecho da Reserva de segunda a quinta-feira das 3h às 6h. Os motoristas que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos a multa e reboque.

Quatro painéis de mensagens (PMv) vão informar os motoristas ao longo da Avenida Lúcio Costa, na Barra e no Recreio sobre a interdição da Reserva. Também foi implantada sinalização aérea informando da área de treinamento e regulamentando a proibição de estacionamento.

 

Foto: Assessoria de Comunicação Subprefeitura Barra e Jacarepaguá

Assim como já acontece no Aterro do Flamengo, primeira APCC criada na cidade, após a sanção da lei municipal 5719/2014, a operação contará com o apoio da Guarda Municipal, Seop, Cet-Rio, GAE e Polícia Militar.

 

Este é um projeto que vai beneficiar os ciclistas de alta competição que moram na Barra e que não têm segurança para treinar em vias públicas. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, relembra que essa foi uma das primeiras reuniões que teve quando assumiu o cargo de subprefeito. A comissão de segurança da APCC sugeriu vários locais, onde já treinavam, como a pista lateral das Américas, próximo ao Info Barra e ao Alfaville.

 

- A partir disto, criamos inicialmente a APCC da Cidade das Artes, que funciona principalmente para treinamento de novos atletas, e adequamos a pista da Reserva para receber os ciclistas. O asfaltamento dos trechos de travessia já foi executado a pedido dos atletas e agora vamos melhorar a iluminação no trecho de treinamento – cita o subprefeito Alex Costa.

 

A primeira APCC funciona no Aterro do Flamengo e a segunda na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. E agora a da Reserva será o terceiro espaço seletivo para esse fim.

 

Seja o primeiro a comentar

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Mais Populares