Itanhangá

  • Mopi Itanhangá ganha duplo reconhecimento internacional em dois dos principais veículos de arquitetura e design do Mundo

      

    "Uma escola inovadora que reflete a exuberância da Mata Atlântica e sua pedagogia criativa por meio da forma e dos materiais utilizados em seu projeto”. Assim, a revista americana Architectural Record, que, em 2016, completa 125 anos, descreve o projeto do MOPI Itanhangá. O site Design Boom, de Milão, com mais de quatro milhões de leitores, também reconheceu o MOPI como um dos dez projetos educacionais mais interessantes do mundo em 2015. 

     

    Assinado pelo escritório Mareines + Patalano, o projeto tem como pontos centrais: Acessibilidade total, muito além das exigências legais do momento; Versatilidade, com áreas que pudessem ter vários usos e se adaptar à dinâmica das atividades pedagógicas individuais e em grupo; Potencial futuro - capacidade de se adequar às demandas atuais e aquelas que virão no futuro; Integração, com a Floresta da Tijuca, com o céu, os animais, o lazer, o esporte, a vizinhança...; Conforto - o maior aproveitamento possível de luz natural e ventilação para garantir o conforto térmico de forma sustentável; e Organicidade - A falta de padrão faz um convite, tanto aos alunos, quanto aos professores, para pensar de forma diferente, aberta, literalmente fora de qualquer caixa. 

    O resultado final desse trabalho foi um espaço totalmente funcional, com vida própria, aberto para o mundo, que entende a realidade, interage e dialoga, procurando gerar um impacto positivo no ambiente e nas pessoas.

    Alguns dos destaques da infraestrutura sustentável do espaço são: o uso da energia solar para aquecimento de água, moderno sistema de reutilização de água de chuva, pisos reciclados com borracha de pneu usado, salas com acabamento de tecnologia alemã Pilkinton (vidros com propriedade acústica e térmica), sem necessidade de iluminação artificial, sistema de refrigeração/exaustão, possibilitando o mesmo nível de renovação de ar estabelecido pela legislação hospitalar e reduzindo a incidência de vírus e bactérias, fachada feita de madeira certificada e cobre oxidado, além de acessibilidade total por meio de rampas e banheiros para cadeirantes. Recentemente, o colégio passou por obras de expansão, dobrando de tamanho.

     

    Links das publicações:

    Design Boom - http://www.designboom.com/architecture/mareines-patalano-arquitetura-mopi-school-rio-de-janeiro-brazil-07-29-2015/

     

    Architectural Record - http://www.architecturalrecord.com/articles/11402-the-mopi-school

     

    Em breve teremos uma matéria em vídeo sobre a escola!

     

    Leia mais
  • Coquetel de lançamento oficial da candidatura à presidência da sub-seção OAB Barra - Dr. Cláudio Carneiro

     

    Aconteceu no dia 21 de outubro de 2015, no salão nobre do Clube Marapendi na Barra da Tijuca, o coquetel de lançamento oficial da candidatura à presidência da sub-seção OAB Barra, Dr. Cláudio Carneiro, e reeleição do atua presidente da OAB do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.

    Na votação que acontecerá no dia 16 de novembro, todos os advogados inscritos na OAB participarão do processo em que escolherão representantes de seus anseios e reivindicações, para gestão no triênio 2016/2018.

    O voto é obrigatório, e para saber o local de votação basta ir no link e colocar o número de sua inscrição ou cpf:

    http://eleicoes2015.oabrj.org.br/local/

     

     

    Leia mais
  • Nova produção musical "Kiss Me, Kate - O Beijo da Megera"

     

    Aconteceu ontem, 22/10, a coletiva de imprensa de “Kiss me Kate - O Beijo da Megera” que estréia neste sábado (24/10) no teatro Bradesco - Shopping Village Mall, Barra da Tijuca.

    Esse musical, uma super produção da Broadway, é uma adaptação da obra de Cole Porter, com direção e produção de Charles Müller e Cláudio Botelho.

    Antes da coletiva o elenco apresentou números da montagem para registro dos fotógrafos e cinegrafistas. A Na Barra TV foi lá conferir e captou para você imagens da montagem e da coletiva.

    Amanhã publicaremos vídeos exclusivos. Preparem o coração para ver e ouvir o barítono José Mayer ao lado da bela e talentosa Alessandra Verney dando um show de interpretação! 

     

    Leia mais
  • ABERTO BRASIL DE GOLF no Itanhangá Golf Club de 24 à 27 de Setembro.

     

    De 24 à 27 de Setembro será disputado o "Aberto do Brasil" de Golfe, apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e promovido pela IMM. Os golfistas já começaram a treinar no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, local da competição que acontece de quinta a domingo e que distribuirá US$ 175 mil em prêmios. O evento também vale pontos para os rankings mundial e olímpico, e faz parte do PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito de golfe do continente.

    O Pro-Am, que é uma disputa entre equipes formadas por um profissional que disputará a competição principal e por três amadores, terá início às 11h do dia 23 e deve seguir até as 16h. Entrevistas com celebridades como os Atores Marcos Pasquim e Humberto Martins, músico Mario Sergio (Fundo de Quintal) e craques como Dagoberto (Vasco), Tita (ex-Flamengo) e Giovane, do vôlei, poderão ser feitas antes do início do jogo (por volta das 10h) ou após a conclusão do mesmo.

    Além do patrocínio máster da Credit Suisse Hedging-Griffo,  existem outros patrocinadores como a BMW, Sportv, Localiza, Rodobens, Kalunga, Klabin, Azeite 1492, Evolution Sat e Trio. O relógio oficial é Rolex, o café oficial é Nespresso e a cerveja oficial é a Itaipava Premium. O campeonato conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio do Itanhangá Golf Club e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com promoção da IMM e é sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.

    Para atrair o público, a organização distribuirá entradas de graça e promoverá aulas abertas durante o evento. 

    A NA BARRA TV irá fazer a cobertura da final que acontecerá no Domingo. Acompanhem aqui.

    Leia mais

Artigos Recentes

Mais Populares