Barra da Tijuca é o bairro com mais qualidade de vida do Rio



Publicado em 24/04/2023 - 12:39 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacionaç - Brasília

A Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, lidera o ranking do Índice de Progresso Social, que avalia a qualidade de vida nos 158 bairros da cidade. Em seguida, aparece Laranjeiras, na zona sul.  Já na outra ponta, a Cidade Nova, na região central, ficou na última posição, e o Jacaré, na zona norte, foi o penúltimo colocado.

O índice é realizado desde 2016, mas foi atualizado pelo Instituto Pereira Passos, órgão de pesquisa da prefeitura do Rio. A análise combina indicadores de saúde, acesso a serviços básicos, à educação básica e superior, além de variáveis ambientais, acesso à comunicação, direitos humanos, liberdade de escolha e tolerância e inclusão.

O estudo era feito por regiões administrativas, somente a partir de 2022, passou a ser feita na escala de bairros.

Comparado com os dados de 2020, a nota geral da cidade teve um crescimento nos dois últimos anos: de 60,8 para 64,34.

O melhor resultado de 2022 ficou na dimensão de Necessidades Humanas Básicas. A dimensão de Oportunidades, ficou em segundo, com destaque para os componentes de Liberdade Individual e de Escolha e Inclusão. O menor resultado foi  para Fundamentos do Bem-Estar.

O indicador não trata do aspecto da renda da população, mas sim do que compete à vida diária das pessoas e é um aliado para o desenho, avaliação e implementação de  políticas públicas.

De acordo com o Instituto Pereira Passos, o atual estudo mostra que a maioria dos bairros com os índices mais baixos está nas zonas Oeste e Norte, com exceção da Barra da Tijuca.

 

Seja o primeiro a comentar

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Mais Populares