O prefeito Eduardo Paes apresentou à imprensa nesta segunda feira 4 de julho de 2016, o corredor expresso Transolímpica, um dos principais legados de mobilidade da Prefeitura do Rio nos Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos. Com 26 quilômetros de extensão, cruza 11 bairros da Zona Oeste ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes, reduzindo em até 60% no tempo de viagem, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT, e 55 mil veículos.
O que poucos sabem é que esta via foi um projeto desenvolvido pelo urbanista visionário Constantino Doxiádis (de origem grega) em 1965, por encomenda do governador do estado da Guanabara Carlos Lacerda, com a finalidade de preparar a Cidade do Rio para o crescimento. De lá pra cá foi parte de muitas promessas políticas, mas que agora se tornou realidade.
A via será entregue pela prefeitura ao comitê organizador no próximo sábado, para ser utilizada apenas veículos credenciados, veículos oficiais em serviço, e transporte público, sendo aberto à população apenas após o fim dos jogos olímpicos.
- Categoria
- Utilidade Pública News
- Tags
- Terminal Olímpico, BRT, Corredor Olímpico, Eduardo Paes