Barra da Tijuca

  • Cadastramento para o Ambulante Legal começou dia 27/08 e vai até 26/09

     

     Atualização dos dados deve ser feita pela internet em até 30 dias

    A Prefeitura do Rio inicia nesta segunda-feira, 27/8, o prazo para atualização do cadastro dos ambulantes regulares da cidade no programa Ambulante Legal.  Os titulares de licença para comércio ambulante têm 30 dias, até 26 de setembro, para preencher o formulário disponível no site www.ambulantelegal.rio e, caso estejam em conformidade com o Cadastro Único do Comércio Ambulante (CUCA), serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro (DO) para entrega do cartão de identificação.

    – É muito importante que todos os ambulantes em situação regular preencham o cadastro. Precisamos ordenar as ruas, organizar o espaço público e saber que as mercadorias oferecidas à população têm procedência legal. Esse é um passo fundamental para impulsionar nossa economia dentro de um ambiente em que todos ganharão – destaca o prefeito Marcelo Crivella.

     

    Durante o recadastramento, o ambulante deve informar, entre outros dados, seu CPF, sua inscrição municipal e data de nascimento, além de atualizar o número de celular e e-mail, que serão os meios de contato preferenciais da Prefeitura. O pagamento da guia da Taxa de Uso de Área Pública referente ao exercício de 2018, em nome do comerciante ambulante titular da autorização, é pré-condição para a atualização cadastral, conforme estabelecido na Resolução SMF Nº 3005.

    O programa prevê a implantação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores. No mesmo site onde o cadastro será realizado, o ambulante terá acesso ao Portal do Empreendedor, ambiente no qual ele poderá, caso ache necessário, obter um registro de Microempreendedor Individual (MEI).

    CRACHÁ COM QR CODE 

    O Ambulante Legal terá início nos bairros de Copacabana, Leme e Méier, e a implantação na cidade como um todo ocorrerá de forma progressiva, no prazo de 18 meses. Passa a ser obrigatório aos ambulantes o uso de identificação contendo um QR Code (código de barras bidimensional de resposta rápida) com informações cadastrais disponíveis no CUCA. Os ambulantes também terão que comprovar a procedência da mercadoria por meio do documento fiscal, sob pena de apreensão, e garantir que o entorno do local de trabalho se mantenha limpo. 

    – Ao facilitar o acesso do ambulante a informações de como se tornar um Microempreendedor Individual, por exemplo, podemos ampliar  a oportunidade de crescimento dessas pessoas que, muitas vezes, querem empreender e não encontram espaço para tal – afirma o secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero.

    A analista do Sebrae Juliana Lohmann destaca a importância da capacitação dos ambulantes na parceria da instituição com a Prefeitura:

    – Somos parceiros da Prefeitura do Rio de Janeiro no Programa Ambulante Legal, pois acreditamos que a formalização e a capacitação podem fazer a diferença na qualidade dos serviços prestados. Não basta a formalização do ambulante como microempreendedor individual (MEI). É fundamental que eles possam profissionalizar a gestão para aperfeiçoamento dos seus negócios. Realizamos atendimento presencial em diversos bairros da cidade e mantemos uma central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800 – informa.

    CENSO

    Um censo de ambulantes irregulares na cidade também será realizado no site do Ambulante Legal. A contagem será iniciada no dia 27de setembro, assim que a atualização dos dados cadastrais dos  ambulantes já autorizados for concluída. A iniciativa é um importante instrumento para avaliar a distribuição de vagas, atendendo aos limites estabelecidos na legislação específica.

     

    fonte: Subsecretaria de Comunicação Governamental | Secretaria Municipal da Casa Civil 

    Leia mais
  • Controle Urbano fiscaliza comércio ambulante no entorno das estações de BRT

     

    A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) realizou uma série de fiscalizações em combate ao comércio ambulante irregular no entorno das estações de BRT do corredor Transoeste, na Barra da Tijuca e no Recreio. As ações ocorreram ao longo do mês de agosto nas proximidades das estações Américas Park, Recreio Shopping, Gláucio Gil, Ricardo Marinho e Parque das Rosas. As operações, que contaram com o apoio da Guarda Municipal, seguem os procedimentos realizados pela CCU para intensificar o ordenamento na cidade.

    Na tarde do dia 30/8, os agentes abordaram ambulantes que atuavam no espaço público de forma irregular. Um dos ambulantes utilizava um botijão de gás e um fogareiro em local proibido, de acordo com a legislação. O material foi apreendido e encaminhado para o Depósito Público Municipal, em Bonsucesso.

    “O uso de botijão de gás e de fogareiro são proibidos em locais de grande circulação pelo risco que podem oferecer. Por isso, além de organizarmos o espaço público, também atuamos para combater o uso irregular de equipamentos que possam oferecer perigo às pessoas que circulam nas ruas”, comenta o coordenador da CCU, Eduardo Furtado.

    Desde o dia 10/8, o trabalho resultou na apreensão de 5 quilos de doces, 89 bebidas não alcoólicas e 51 pacotes de biscoitos, além de equipamentos como lixeiras, bancos, mesas, cadeiras, carrinhos e guarda-sóis. O material industrializado e as bebidas não alcoólicas foram direcionados para doação.

     

    fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

    Leia mais
  • Fiscalização tem feito operações constantes para coibir comércio irregular na Barra

    Notificação para desocupar a Avenida Dulcídio Cardoso (09/08)

     

    A pedido do superintendente Flávio Caland, a equipe da Superintendência da Barra da Tijuca tem acompanhado a fiscalização em ações diárias de ordenamento urbano, para desocupar calçadas e vias públicas e para conter o comércio irregular na Barra, como a venda de quentinhas. Atendendo orientação do prefeito, os ambulantes estão sendo orientados a se legalizarem.

    Hoje (9/8), pela manhã, a equipe esteve na Avenida Dulcídio Cardoso, na Barra, onde havia vários móveis expostos em via pública, atrapalhando a movimentação de pedestres na calçada e na ciclovia da Barra. Além do comércio irregular, o cidadão utilizava indevidamente uma área pública para a exposição de seus produtos. A pessoa responsável foi notificada e convidada a se retirar. Se for constatada reincidência, pode ser multado e ter seus produtos apreendidos. Nesse caso, não é possível a legalização, que pressupõe a existência de uma loja, ou um espaço particular.

    Também foi feita apreensão de quentinhas em frente ao Condomínio Barra Sul, na Avenida Lúcio Costa. Ao longo da semana, várias barracas de pastel também foram notificadas e convidadas a sair do local. Na orla, foram verificados vários carros que sabidamente vendiam quentinhas, no entanto, muitos trancam suas malas para se fugir da fiscalização. Mesmo assim, 15 veículos foram notificados e dois veículos foram rebocados por infração de trânsito. Todas as mercadorias apreendidas são levadas para o depósito da Prefeitura.

    - Vamos realizar operações, sempre com caráter de orientar o cidadão a cumprir as regras e se legalizar, para trabalhar de forma correta e sem atrapalhar a via pública - explica Flávio Caland.

    Todo contribuinte pode denunciar a ocupação indevida de calçadas e ajudar a Prefeitura a manter a cidade organizada. Ligue 1746.

     

     

     

    Estacionamento irregular e notificado por venda irregular no Parque das Rosas (08/08)

     

     

     

     

    Caldo e Sacolão volante irregular na Av. Mario Fernandes Guedes (08/08)

     

     

    Apreensão de quentinhas na Avenida Lúcio Costa (09/08)

     

    Leia mais
  • ViniBraExpo 2018 | O Grande Festival do Vinho Brasileiro - Città

     

     

    O Grande Festival do Vinho Brasileiro, que chega à sua segunda edição com a participação de mais de 50 vinícolas de todas as regiões do país, nos Jardins do Office - Shopping Città, Barra da Tijuca, RJ.

    Dentro da programação prevista, haverá uma exposição que retratará a história do vinho brasileiro, além de shows de jazz, oficinas de experiências sensoriais e uma área gourmet, dedicada aos melhores produtores de queijos e embutidos artesanais do país. 

    Serão 20 mil metros quadrados, em meio a lindos jardins paisagísticos e com as atividades em área coberta em 4 setores: na Área de Degustação será possível provar e adquirir os produtos direto das vinícolas e conhecer mais sobre suas histórias. Simultaneamente, na Área de Masterclasses localizada dentro do Centro de Eventos do Città Office, o visitante terá a oportunidade de participar de degustações dirigidas por alguns dos maiores especialistas no assunto ao custo. Serão 10 Masterclasses, com duração de 1h30, onde tanto iniciantes quanto mais experientes, poderão se aprofundar em temas específicos degustando vinhos de exceção. 

    Ao visitante caberá a nobre "missão" de escolher, dentre todos os vinhos degustados na feira, os seus favoritos. O rótulo que receber mais votos será eleito o “Vinho do Público”.

     Em vista de sua estrutura coberta, em caso de chuva, o evento ocorrerá normalmente.

     

    O EVENTO: ViniBraExpo 2018

    Datas: 04 (sábado) e 05 (domingo) de Agosto

    Endereço: Jardins do Office, Shopping Città, Avenida das Américas, 700 – Barra da Tijuca

     

    Área de Degustação Livre (Vinhos e Gastronomia Artesanal): R$ 85,00

    Horário de Funcionamento ao Público: 14:00h às 22:00h

     

    Masterclasses (Provas dirigidas por especialistas): R$ 120,00

    O Centro de Eventos, local onde serão realizadas as Masterclasses, é parte do complexo e está em situação central e bem sinalizada, sendo necessário adquirir o ingresso do dia do evento para acessar a sala onde ocorrerão as Masterclasses daquele mesmo dia. O participante deverá chegar com 15 minutos de antecedência. Cada palestra inclui a degustação dirigida de cinco vinhos de exceção.. Descontos na pré-venda até 09/07

     

      

    Sábado, 04/08/2018: 

     

    12h00: Top-Espumantes do Brasil

    Uma Masterclass inaugural de grande importância. Adolfo Lona, enólogo que desde 1973 (ano que chegou ao RS trazido pela Martini e Rossi), testemunha a evolução da produção e comercialização dos espumantes no Brasil, nos conduzirá com uma apresentação que contará a história da produção de espumantes no Brasil, passando pelas características de clima e solo que favorecem a produção de qualidade no RS e os fatores que fazem do Brasil um dos países mais promissores em relação ao consumo de espumantes. Lona falará sobre a qualidade crescente, os tipos de espumantes produzidos, discorrerá sobre a evolução do consumo comparativamente com outros países da América do Sul e situação atual do mercado, desempenho nacionais vs importados. Tudo isso à luz de uma seleção mais do que especial feita pelo enólogo de 6 rótulos representativos dos tipos e estilos produzidos no Brasil.  

     

    14h00: Brancos Fora da Curva

    Não bastaria dizer que aqui teremos brancos fora do "lugar comum". Podemos sim afirmar que tratam-se de vinhos intrigantes e que evocam o melhor de suas terras. Cada qual à sua maneira, das altitudes catarinenses, os complexos Ribolla Gialla da Villaggio Conti e Selvaggio da Villaggio Bassetti, o intrigante Vinhetica Sauvignon unfiltered, da Campanha, o floral Moscato Giallo da Torcello e o untuoso Vista do Bosque Viognier da Guaspari-SP em uma prova simplesmente apaixonante! Com as presenças de seus enólogos e vinhateiros.

     

    16h00: Grandes Vinhos de Dupla-Poda

    Dupla poda, poda invertida, terroir ou colheita de inverno. Não importa como você a queira chamar, fato é que, do sul das Minas Gerais ao Cerrado goiano, passando pela Mantiqueira paulista e pelas serras fluminense e capixaba, o que se tem visto é uma verdadeira revolução, perpetrada por colheitas invernais secas em lugar das chuvas de verão. O resultado é uma enxurrada de grandes vinhos e que, em pouco tempo, já lograram reconhecimento internacional. Selecionamos 5 dos mais excepcionais rótulos, premiados e, a maior parte deles, já esgotados do mercado, para que atestemos definitivamente a altíssima qualidade desta inovação. Preparem-se para se deliciar e deixem se surpreender com brancos e tintos, todos vinhos de exceção de produtores consagrados como Guaspari, Maria Maria e Casa Verrone e outras 2 gratas surpresas. Ministrada por ninguém menos do que Dionísio Chaves, o mais premiado sommelier.do Brasil.

     

    18h00: Máxima Expressão das Castas

    A história de nossa vitivinicultura fina e de alto padrão é recente e sua inexorável evolução vem  se dando à custa de uma verdadeira batalha de "tentativa e acerto" tanto no campo quanto na cantina. Ainda há muito o que ser explorado e a busca pela melhor adaptabilidade das cultivares aos diversos solos e pela vocação de cada uma destas parece ter apenas começado. No entanto,  já  construímos uma boa base de conhecimento que nos permite elencar os casos onde já se tem consumada a associação dos inúmeros fatores que conspira em favor da "Máxima Expressão" de determinados terroirs. Em prova: um cativante Teroldego de Encruzilhada, um sedutor Cabernet Franc de Pinto Bandeira, um complexo Syrah da Mantiqueira paulista, um intenso Tannat da Campanha e um opulento Cabernet da Altitude catarinense. Com a presença dos seus enólogos e vinhateiros.

     

    20h00: Super Merlots Safra 2012 D.O. Vale dos Vinhedos 

    Nossa única denominação de origem estabelecida, a DO Vale dos Vinhedos colheu a "sua Merlot" sob condições excepcionais em 2012. Não bastasse o caráter bem acima da média da safra, uma das melhores dos últimos tempos, estes vinhos encontram-se, passados 6 anos desta vindima, em um momento todo ele especial de suas vidas em garrafa. Em taça, toda a expressão do velho Vale em uma mágica prova horizontal com 5 Super Merlots com o selo D.O. Vale dos Vinhedos dos mais respeitados produtores, entre eles: Pizzato DNA99, Almaúnica Parte 2,  Miolo Terroir, Maximo Boschi Biografia e mais um rótulo a confirmar. Com a presença dos seus enólogos e vinhateiros.

     

     

    Domingo, 05/08/2018:

     

    12h00: Os Melhores Chardonnays do Brasil

    Uma das castas mais "populares" do mundo, a Chardonnay está também entre as mais adaptáveis cultivares. Frutifica e vinifica muito bem desde a sua origem na Borgonha até o seu eldorado californiano, protagonizando em virtualmente todos os demais países de grande tradição vitivinícola, desfilando diversos caracteres, configurando inúmeros estilos. E aqui no Brasil, como ela se comporta? Uma prova focada na madeira luxuosa e bem aplicada, no passo de boca amanteigado e amendoado, volume, peso, sempre perder a elegância. As escolas são distintas, em comum, o grande aprumo enológico de 6 dos melhores exemplares das nossas terras: Villaggio Grando (Vinhos de Altitude), Família Lemos de Almeida (Campos de Cima), Vinhetica Terroir d´Excellence (Campanha), Luiz Argenta Cave (IP Altos Montes), Almaúnica Super Premium e Pizzato Legno (Vale dos Vinhedos). Com a presença dos seus enólogos e vinhateiros.

     

    14h00: Painel: Cordillera Café & Vino

    Lançamento exclusivo da nova linha de alta gama da Miolo. Uma viagem conduzida por Adriano Miolo através das melhores parcelas, de onde saíram 4 varietais fiéis aos seus lugares: são eles os Single Vineyard Riesling, Pinot Noir, Touriga Nacional e Syrah em uma prova com vinhos inéditos e reveladores.

     

    16: h00: Um Novo Brasil

    Versado especialista em vinhos brasileiros, Rogerio Dardeau será o encarregado de proferir a palestra que tratará de algumas das mais emocionantes novidades que vem se descortinando pelo nosso país. Teremos aqui um verdadeiro "up-to-date" acerca desta efervescente e dinâmica cena, contada através de vinhos surpreendentes, originários de regiões, produtores e uvas que, há bem pouco tempo atrás, sequer constavam em nosso mapa. Em prova, belíssimos vinhos ilustrando toda a diversidade, a modernidade, mas sobretudo, a grande qualidade da vitivinicultura do nosso país: Casa Verrone Brut, Casa Marques Pereira Segredos da Adega Chardonnay 2015, Villaggio Conti Arancione 2017, Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2014, Torcello Merlot 2015 e Soliman Reserva 2012.

     

    18h00: Castas e Vinhos Raros

    Aqui terá lugar a exceção ao convencional. Num painel rico pela grande diversidade das castas em prova, complexo por tudo o que cada uma delas tem a dizer e de grande valor enofílico por tratarem-se, todos, de vinhos de grande calibre advindos de muito bem-vindas imigrantes, cultivares italianas, espanholas e portuguesas ainda pouco difundidas por aqui.  Ninguém melhor do que Ademir Brandelli, lenda viva da enologia brasileira, para nos conduzir por um tour cuidadosamente selecionado pelos pioneiros e melhores representantes em solo brasileiro das castas Alicante Bouschet (Rio Sol), Ancellotta (Don Laurindo), Marselan (Larentis), Touriga Nacional (Dal Pizzol) e Tempranillo (Malgarim).

     

    20h00: 2005: Uma Safra Histórica

    A sessão de encerramento das Masterclasses da ViniBraExpo 2018, trará um prova atemporal.  Gustavo Guagliardi Pacheco apresentará 5 daqueles que podem ser considerados os mais valiosos tintos brasileiros do ano de 2005, uma safra abençoada em toda a Serra Gaúcha, considerada a melhor da nossa recente, porém orgulhosa história. Perfilados estarão rótulos consagrados como Casa Marques Pereira Segredos da Cave, Pizzato Alicante Bouschet, Don Laurindo Gran Reserva, Luiz Argenta Cuvée e Don Abel Rota 324. Verdadeiro duelo de Titãs, uma prova que promete ficar na memória e fechará com chave de ouro os trabalhos da 2a edição da grande celebração pelo vinho brasileiro.

     

    Como chegar:

    De carro: O local dispõe de amplo estacionamento ao custo de R$ 6,00 promocional de R$ 6,00 para cada dia do evento.

    De táxi: Barra Town descontos nas corridas de ida 30% e volta 10%: 2426-0334.

    De transporte público: Metrô - Estação Jardim Oceânico + BRT (Bosque Marapendi).

     

    Como chegar:

    De carro: O local dispõe de amplo estacionamento ao custo de R$ 6,00 promocional de R$ 6,00 para cada dia do evento.

    De táxi: Barra Town descontos nas corridas de ida 30% e volta 10%; WApp: 96480-8707 ou Central: 2426-0334.

    De transporte público; Metrô (Jardim Oceânico) + BRT (Bosque Marapendi).

    Leia mais
  • Rio Design Barra recebe o mundo fantástico de Alice no País das Maravilhas

    Com entrada gratuita, brinquedo oferece diversas opções para a diversão das crianças

       

    De 17 de julho a 05 de agosto a praça central do Rio Design Barra se transforma no mundo encantado de Alice no País das Maravilhas. No brinquedo de participação gratuita, as crianças poderão reviver a história de Alice, menina curiosa, que cansada de seu mundo monótono, acaba caindo no maluco País das Maravilhas e vive uma aventura fantástica encontrando personagens em um mundo onde tudo que parece não é e o que não parece, é. Na entrada da atração, o Coelho Branco convida as crianças para a aventurapassando porum portal em forma de árvore com uma toca. Durante todo o percurso os pequenos passarão por espelhos mágicos, que as deixarão maiores e menores. Na primeira oficina, elas ouvem histórias contadas pelos Gêmeos, e aprendem a se locomover pelo país das maravilhas. Depois, dentro da casa do anfitrião, elas preparam deliciosos biscoitos bem depressa, seguindo o atrasado característico do personagem. 

    Naspróximas oficinas, as crianças encontram com o chapeleiro e a lebre para o chá da tarde, em um passeio louco em xícaras giratórias, onde conhecerão a história dodesaniversário.O próximo encontro é com o mestre gato, onde vão brincar de colorir com um kit de canetas mágicas e, com exposição de luz negra, fazer aparecer o bichinho que teima em ficar invisível. Pensa que acabou? Na quinta oficina, depois de colorido, o mestre gato abre um portal para as crianças, que entram em um labirinto onde as cartas de paus colorem as rosas de carmim. A Rainha de Copas ensina, então, a jogar uma partida degateballe, logo após, a brincadeira será derrubar as cartas de copas em um divertido boliche. Para encerrar a aventura, os pequenos vão sair por um portal que as levarão de volta ao mundo real.

    Aos sábados, das 15h às 17h, serão organizadas também quatro turminhas de Oficina de Dedoche da Alice, com 30 crianças em cada uma. As inscrições podem ser feitas através do aplicativo do Rio Design Barra. 

    Leia mais

Artigos Recentes

Mais Populares