Artigos Recentes

  • Nova área de treinamento de ciclistas na Praia da Reserva.

     

     No dia 30 de abril de 2013 as 5h50 o triatleta Pedro Nikolay pedalava com mais 20 atletas quando um ônibus que avançou o sinal vermelho na Avenida Vieira Souto em Ipanema e o atropelou, e o mesmo veio a falecer. Os ciclistas cariocas que já reivindicavam uma área segura para treinos, agora tinham um grande motivo para sua reivindicação.

    Em apenas 20 dias após a tragédia, foi publicada a portaria da CET-Rio, que regulamenta a criação da primeira Área de Proteção ao Ciclismo de Competição, a APCC. Das 4h às 5h30, de segunda a quinta, as pistas do Aterro do Flamengo passaram a ter o trânsito interditado proporcionando uma área destinada exclusivamente à prática do ciclismo.

    E agora chegou a vez da Barra e Recreio, que a partir da próxima terça-feira, dia 23 de fevereiro, terá a sua APCC na Praia da Reserva. Serão 3,7 km da Barra ao Recreio exclusivos para treinamento de atletas das 4h às 5h30 da madrugada, de segunda a quinta-feira.

    Nesse período, o fluxo de veículos será desviado para a Avenida das Américas.

    O trecho interditado será da Avenida Lúcio Costa, desde o trevo em frente ao futuro Hotel Hyatt, na Barra da Tijuca, até a Avenida Pedro Moura, no Recreio, no entanto, o trecho de treinamento dos ciclistas será da ilha 26 até a ilha 5.

    Vale lembrar que será proibido o estacionamento de veículos no trecho da Reserva de segunda a quinta-feira das 3h às 6h. Os motoristas que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos a multa e reboque.

    Quatro painéis de mensagens (PMv) vão informar os motoristas ao longo da Avenida Lúcio Costa, na Barra e no Recreio sobre a interdição da Reserva. Também foi implantada sinalização aérea informando da área de treinamento e regulamentando a proibição de estacionamento.

     

    Foto: Assessoria de Comunicação Subprefeitura Barra e Jacarepaguá

    Assim como já acontece no Aterro do Flamengo, primeira APCC criada na cidade, após a sanção da lei municipal 5719/2014, a operação contará com o apoio da Guarda Municipal, Seop, Cet-Rio, GAE e Polícia Militar.

     

    Este é um projeto que vai beneficiar os ciclistas de alta competição que moram na Barra e que não têm segurança para treinar em vias públicas. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, relembra que essa foi uma das primeiras reuniões que teve quando assumiu o cargo de subprefeito. A comissão de segurança da APCC sugeriu vários locais, onde já treinavam, como a pista lateral das Américas, próximo ao Info Barra e ao Alfaville.

     

    - A partir disto, criamos inicialmente a APCC da Cidade das Artes, que funciona principalmente para treinamento de novos atletas, e adequamos a pista da Reserva para receber os ciclistas. O asfaltamento dos trechos de travessia já foi executado a pedido dos atletas e agora vamos melhorar a iluminação no trecho de treinamento – cita o subprefeito Alex Costa.

     

    A primeira APCC funciona no Aterro do Flamengo e a segunda na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. E agora a da Reserva será o terceiro espaço seletivo para esse fim.

     

    Leia mais
  • Banho de mar à fantasia retorna para a alegria dos foliões da Barra, neste domingo (31/01)

    O que já foi tradição do carnaval Carioca na década de 1960 voltará com força total neste domingo dia 31. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro e o Rio Convention Visitor Bureau promoverão um grande banho de mar à fantasia, na altura do Hotel Sheraton Barra. O evento, que integra uma agenda inédita de folia no bairro, tem produção do sambista Haroldo Costa e do presidente da Confraria do Garoto Nelson Couto. E para os desavisados terá um figurinista no calçadão confeccionando gratuitamente fantasias de papel crepom. A banda do bloco Galinha do Meio-Dia fará a animação dos foliões, e, a partir das 15h, acontecerá o desfile da consagrada Banda da Barra. Não percam!

     

    Leia mais
  • Mopi Itanhangá ganha duplo reconhecimento internacional em dois dos principais veículos de arquitetura e design do Mundo

      

    "Uma escola inovadora que reflete a exuberância da Mata Atlântica e sua pedagogia criativa por meio da forma e dos materiais utilizados em seu projeto”. Assim, a revista americana Architectural Record, que, em 2016, completa 125 anos, descreve o projeto do MOPI Itanhangá. O site Design Boom, de Milão, com mais de quatro milhões de leitores, também reconheceu o MOPI como um dos dez projetos educacionais mais interessantes do mundo em 2015. 

     

    Assinado pelo escritório Mareines + Patalano, o projeto tem como pontos centrais: Acessibilidade total, muito além das exigências legais do momento; Versatilidade, com áreas que pudessem ter vários usos e se adaptar à dinâmica das atividades pedagógicas individuais e em grupo; Potencial futuro - capacidade de se adequar às demandas atuais e aquelas que virão no futuro; Integração, com a Floresta da Tijuca, com o céu, os animais, o lazer, o esporte, a vizinhança...; Conforto - o maior aproveitamento possível de luz natural e ventilação para garantir o conforto térmico de forma sustentável; e Organicidade - A falta de padrão faz um convite, tanto aos alunos, quanto aos professores, para pensar de forma diferente, aberta, literalmente fora de qualquer caixa. 

    O resultado final desse trabalho foi um espaço totalmente funcional, com vida própria, aberto para o mundo, que entende a realidade, interage e dialoga, procurando gerar um impacto positivo no ambiente e nas pessoas.

    Alguns dos destaques da infraestrutura sustentável do espaço são: o uso da energia solar para aquecimento de água, moderno sistema de reutilização de água de chuva, pisos reciclados com borracha de pneu usado, salas com acabamento de tecnologia alemã Pilkinton (vidros com propriedade acústica e térmica), sem necessidade de iluminação artificial, sistema de refrigeração/exaustão, possibilitando o mesmo nível de renovação de ar estabelecido pela legislação hospitalar e reduzindo a incidência de vírus e bactérias, fachada feita de madeira certificada e cobre oxidado, além de acessibilidade total por meio de rampas e banheiros para cadeirantes. Recentemente, o colégio passou por obras de expansão, dobrando de tamanho.

     

    Links das publicações:

    Design Boom - http://www.designboom.com/architecture/mareines-patalano-arquitetura-mopi-school-rio-de-janeiro-brazil-07-29-2015/

     

    Architectural Record - http://www.architecturalrecord.com/articles/11402-the-mopi-school

     

    Em breve teremos uma matéria em vídeo sobre a escola!

     

    Leia mais
  • Rodada deste sábado com semifinais no CH Vivo Tennis Cup - Marapendi Clube

     

     Foto: João Pires/ Fotojump

     

    O mau tempo persiste no Rio de Janeiro e, os jogos de simples, programados para esta sexta-feira no ATP Challenger Vivo Tennis Cup, foram adiados para rodada dupla deste sábado. A programação no final de semana está prevista para começar a partir das 11h com entrada gratuita no Clube Marapendi, localizado na região da Barra da Tijuca. 

    Em destaque, dois brasileiros disputam a fase de quartas de final. O gaúcho Guilherme Clezar joga contra o eslovaco Andrej Martin, responsável pela eliminação de Feijão na primeira rodada, enquanto o cearense Thiago Monteiro testa seu bom momento diante do argentino Facundo Arguello, sexto favorito da chave. Ambas as partidas com horário a definir.

    Caso Clezar avance na chave, ele enfrenta ainda no sábado, pela fase semifinal, o vencedor de Peter Torebko, da Alemanha, e Ruben Ramirez Hidalgo, da Espanha. Já Monteiro, em caso de vitória, duelará com o argentino Facundo Bagnis ou o português Gastão Elias. As semifinais da chave de duplas também acontecem neste sábado.

    CONFRONTOS DA CHAVE DE SIMPLES - VIVO TENNIS CUP (22/1)*
    [Q] Peter Torebko (GER) vs Ruben Ramirez Hidalgo (ESP)
    Guilherme Clezar (BRA) vs Andrej Martin (SVK) [8]
    Facundo Arguello (ARG) [6] vs [WC] Thiago Monteiro (BRA)
    Gastão Elias (POR) [5] vs Facundo Bagnis (ARG) [4]

     

    Leia mais
  • Vivo Tennis Cup no Clube Marapendi a partir deste sábado (16/01)

     

     

    A Vivo Tennis Cup inaugura neste sábado a rodada de abertura do calendário internacional, válida pelo qualifying, com início marcado para as 10h e entrada grátis.

    A disputa definirá os tenistas que ocuparão as últimas quatro vagas para jogar a chave principal do ATP Challenger do Rio. 

    Hoje (15/01) a noite acontecerá o sorteio da chave para o qualifying. A Vivo Tennis Cup é um evento da série ATP Challenger Tour com premiação de US$ 50 mil e que conta pontos para o ranking mundial da ATP.

     

    LISTA DE INSCRITOS

    CHAVE PRINCIPAL

    Carlos Berlocq (ARG) 

    Horacio Zeballos (ARG) 

    Rogério Dutra Silva (BRA) 

    Roberto Carballes Baena (ESP) 

    Gastão Elias (POR) 

    Facundo Arguello (ARG) 

    Facundo Bagnis (ARG) 

    João Souza (BRA) 

    Andrej Martin (ESQ) 

    Maximo Gonzalez (ARG) 

    André Ghem (BRA) 

    Gerald Melzer (AUT) 

    Guilherme Clezar (BRA) 

    Nicolas Kicker (ARG) 

    Filippo Volandri (ITA) 

    Giovanni Lapentti (EQU) 

    Christian Lindell (SUE) 

    Pere Riba (ESP) 

    Pedro Cachin (ARG) 

    Ricardo Bellotti (ITA) 

    Jose Hernandez Fernandez (DOM) 

    Jose Pereira (BRA) 

     

    Wild Card - Wilson Leite (BRA), Thiago Monteiro (BRA) e Cadu Severino (BRA)

     

    A Vivo Tennis Cup é patrocinada pela Vivo Através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e tem o copatrocínio da Estácio, Stella Artois, Furnas e AON. O torneio tem apoio de SporTV, Hotel Transamérica Prime Barra, Clube Marapendi e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.

     

    VIVO TENNIS CUP

    ATP Challenger - US$ 50 mil em premiação

    Período: de 16 a 24 de janeiro de 2016

    Local: Clube Marapendi

    Endereço: Avenida das Américas, 3979 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

    Entrada Gratuita

     

     

    Leia mais

Artigos Recentes

Mais Populares