Foi realizado na Barra da Tijuca o primeiro casamento entre três mulheres em território Brasileiro.

A tabeliã Fernanda de Freitas Leitão, do 15º Ofício de Notas do Rio, no Shopping Downtown realizou na semana passada o primeiro casamento entre três partes, neste caso mulheres. O cartório foi um dos primeiros do Rio a oficializar uniões homossexuais e já tinha sido procurado por outros trios, que não chegaram a finalizar o trâmite.

O fundamento jurídico para a formalização desse tipo de união é o mesmo estabelecido na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2011, ao reconhecer legalmente os casais homossexuais.

Por lei, uma mesma pessoa não pode se casar com outras duas, mas o caso do trio é diferente por ser visto como uma união única.

As três mulheres pretendem em breve gerar um filho por meio de inseminação artificial, e por isto fizeram a declaração dos testamentos patrimoniais e vitais, que estabelecem a divisão de bens e entregam para as parceiras a decisão sobre questões médicas das três cônjuges, que poderão ser utilizados, caso no futuro a relação estável do trio resulte em processos judiciais.

As três mulheres preferiram não dar entrevista temendo futuras represálias.

Seja o primeiro a comentar

Artigos Relacionados

Artigos Recentes

Mais Populares