Pré Estreia do filme “Vitória” | CIDADE DAS ARTES

8.403 Visualizações
Publicado
Olá! Passando para confirmar sua presença na cobertura do tapete vermelho na pré-estreia no Rio de Janeiro de "Vitória", longa-metragem dirigido por Andrucha Waddington. Estrelado por Fernanda Montenegro, Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas, o filme tem estreia marcada para 13 de março  
SINOPSE  
Inspirado em uma incrível história real, “Vitória”, interpretada pela nominada ao Oscar Fernanda Montenegro, conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento no Rio de Janeiro. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela enfrenta os riscos e perigos de uma situação inimaginável. Um filme sobre a coragem, a força e a resiliência de uma mulher.   
  
ELENCO  
Nina  
Fernanda Montenegro  
Flávio Godoy   
Alan Rocha  
Bibiana   
Linn da Quebrada  
Marcinho    
Thawan Lucas  
Laura Torres   
Laila Garin  
Leonardo    
Sacha Bali  
Seu Oswaldo  
Thelmo Fernandes  
Major Messias  
Marcio Ricciardi  
Suelen  
Jennifer Dias  
Ruivo   
Ramon Francisco  
Carlão   
Felipe Paulino   
Severino    
Hilton Castro  
Cabo Domingos  
Henrique Manoel Pinho  
  
Policial Rangel  
Bruno Padilha  
Eulália (cliente Nina)  
Beth Zalcman  
Atendente da loja de departamento   
Caio Scot  
Dona Lucila  
Cristina Moraes  
Homem de terno do bingo  
Luka Ribeiro   
 
FICHA TÉCNICA    
Dirigido por: Andrucha Waddington  
Roteiro: Paula Fiuza  
Colaboração de roteiro: Breno Silveira  
Produção: Conspiração  
Coprodução: MyMama Entertainment e Globoplay  
Apoio: Globo Filmes  
Distribuição: Sony Pictures International Productions  
Produzido por: Breno Silveira e Andrucha Waddington   
Produtoras Executivas: Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago  
Produtor Associado: Leonardo M. Barros  
Coprodutores Executivos:  Juliana Capelini, Clarisse Goulart, Adriana Basbaum e Marcos Penido  
Produtores Delegados: Fernando Zagallo e Rose Soares  
Gerente Executivos: Jenifer Marques, Fabiana Guzman, Paula Lima, Thiago Silva  
Direção de Fotografia: Lula Cerri, abc  
Montagem: Sergio Mekler, edt.  
Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto  
Figurino: Ana Avelar e Marina Franco  
Maquiagem: Mari Figueiredo  
Direção de Elenco: Cibele Santa Cruz  
Som Direto: Jorge Saldanha  
Edição de Som e Mixagem: Alessandro Laroca e Eduardo Virmond Lima  
Música: Antonio Pinto  
Supervisão de Efeitos Visuais: Claudio Peralta  
Colorista: Sérgio Pasqualino  
  
ANDRUCHA WADDINGTON | Diretor  
Andrucha Waddington (nascido Andrew Waddington em 20 de janeiro de 1970) é diretor, produtor e roteirista de cinema e TV. Seus créditos cinematográficos incluem “Gêmeas” (1999), sua estreia na direção de longas estrelado por Fernanda Torres, "Eu, Tu, Eles" (2000,), Mention Spéciale do júri Un Certain Regard em Cannes, e Seleção Oficial dos Festivais de Toronto e Sundance; escolha oficial do Brasil para o Oscar (Melhor Filme Estrangeiro); e vencedor de Melhor Filme nos festivais de Karlovy Vary, Havana e Cartagena; "Casa de Areia" (2005), seleção oficial dos festivais de Berlim, Toronto e Sundance, vencedor do prêmio Sundance/ NHK International Filmmakers Script e do Alfred Sloan; e a coprodução Brasil/Espanha "Lope" (2010,), seleção oficial dos festivais de Veneza e Toronto e vencedor de dois Prêmios Goya. Andrucha Waddington também dirigiu e produziu o blockbuster brasileiro "Os Penetras 1 e 2" (2012 e 2017), a biografia "Chacrinha - O Velho Guerreiro" (2018), o thriller "O Juízo" (2019); e "Vitória" (em pós-produção, a ser lançado no Brasil em 2025 pela Sony Pictures), com a indicada ao Oscar Fernanda Montenegro. Ele também dirigiu e produziu os documentários para o cinema "Gilberto Gil - Viva São João" (2002) e "Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda" (2007). Seus créditos como diretor e produtor executivo de TV incluem a série dramática para TV Globo "Sob Pressão" (5 Temporadas, 2017-2022), que recebeu ótimas críticas e altos índices de audiência; as séries documentais "André Midani - Do Vinil ao Download" (2015), “Anitta: Made in Honório” (2022), “Em Casa com os Gil” (2022) e “Viajando com os Gil” (2023); além da série limitada "Fim" (2023, Globoplay). Atualmente, ele está dirigindo e produzindo a minissérie "Ângela Diniz - O Crime da Praia dos Ossos" para o serviço de streaming Max; e o documentário "Baila, Vini", título da Netflix sobre o gigante do futebol Vini Jr. Andrucha também foi um dos diretores criativos da icônica Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Andrucha Waddington é, desde 1995, sócio da Conspiração Filmes, uma das principais produtoras brasileiras com sede no Rio de Janeiro.  
 
FERNANDA MONTENEGRO | Vitória/Dona Nina 
Fernanda Montenegro iniciou sua carreira aos 15 anos na Rádio Ministério da Educação e Cultura. Estreou em teatro no ano de 1950, ao lado de Fernando Torres com quem desenvolveu durante 60 anos, uma grande e profunda experiência de vida e presença cultural e teatral neste país. Fernanda Montenegro participou de quase uma centena de espetáculos teatrais, compreendendo autores como Nelson Rodrigues, Martins Pena, Artur Azevedo, Millôr Fernandes, Silveira Sampaio, Domingos de Oliveira, Jorge Andrade, Guarnieri, Anton Tchekhov, Miguel de Cervantes, Molière, Luigi Pirandello, Jean Anouilh, Feydeau, Racine, Eugenio O’Neal, Samuel Beckett, Fassbinder, Friedrich Dürrenmatt, Harold Pinter, Simone de Beauvoir, Bernard Shaw, Noël Coward, Arthur Miller, Henry Becque, Peter Weiss, e tantos outros.  
 
Sua estreia em cinema se deu na produção “A Falecida” de Nelson Rodrigues, sob direção de Leon Hirszman. Em 1999 seu trabalho teve grande repercussão no filme “Central do Brasil” de Walter Salles, recebendo o Urso de Prata em Berlim. E foi também indicada pela mesma interpretação ao Golden Globe e ao Oscar como melhor atriz. Pioneira na televisão, durante 10 anos fez parte do grande Teatro Tupi, com presença em mais de 300 teleteatros e dezenas de novelas e minisséries. Em 2013 foi agraciada com o Prêmio Internacional Emmy, de TV por "Doce de Mãe”. No ano 2000 iniciou pelo Brasil o ciclo de Oficinas de Leituras Dramáticas com jovens atores. Em 2009  fez  ampla turnê com o espetáculo "Viver Sem Tempos Mortos”, de Simone de Beauvoir com direção de Felipe Hirsch. Percorreu o Brasil com a turnê teatral da leitura dramática "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo"(2014-2019).  
A atriz possui dois livros publicados: "Fernanda Montenegro - Itinerário Foto Biográfico - Edições Sesc, 2018 -  e "Prólogo, Ato, Epílogo" - Companhia das letras, 2019. Ambos, de amplo valor cultural e histórico. 
Durante a Pandemia de 2020/2021, continuou a produzir cultura com esperança ativa. Mesmo no isolamento, gravou em família a série “Amor e Sorte” de Jorge Furtado e ainda o especial de Natal “Gilda, Lúcia e o Bode”, bem como uma série de vídeos online com leituras dramatizadas em homenagem à escritora Clarice Lispector. 
Em 25 de março de 2022, Fernanda Montenegro tomou posse na Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher a ocupar a cadeira 17, e primeira atriz na ABL, estreitando assim os laços da Academia com as Artes Cênicas.  
Em 2023, em busca de um texto para apresentar no Teatro R. Magalhães Jr. na ABL, Fernanda revisita a obra de Simone de Beauvoir, lendo trechos do livro “A Cerimônia do Adeus”, dentre outras obras da grande autora feminista. A partir daí, houve apresentações de sucesso desta mesma leitura em Teatros do Rio de Janeiro e em seguida, uma temporada em São Paulo, encerrando com uma apresentação para 15 mil pessoas no Parque Ibirapuera em agosto de 2024, que rendeu à atriz o Guinness World Record de Maior Público em uma leitura de textos filosóficos. 
 
ALAN ROCHA | Flávio Godoy  
Premiado com o APTR e indicado ao Prêmio Bibi Ferreira de melhor ator Coadjuvante no musical "A Cor Púrpura", o ator e músico Alan Rocha, o Antônio da novela "Amor Perfeito" da Rede Globo, também é conhecido pelos inúmeros musicais de sucesso que já realizou como "Bem Sertanejo", "Gilberto Gil", "Samba Futebol Clube", "Besouro" e "Sambra". Em 2017 protagonizou em Marseille/França o espetáculo "Benja" de Karen Acioli interpretando o primeiro palhaço negro Benjamim de Oliveira. Atualmente, interpreta Martinho da Vila no musical "Martinho: Coração de Rei" de Miguel Fallabela, no qual vem recebendo inúmeras críticas pelo seu belíssimo trabalho. Na música, com o clipe "Aluminou", do seu 1º álbum homônimo lançado em 2019 e com participação de Diogo Nogueira, venceu 3 categorias do Festival Los Angeles Music Video.   
Há mais de 10 anos faz parte da Orquestra Céu na Terra, onde atualmente é cantor, músico e assina a direção artística e o roteiro do show "Cariocando". Enquanto planeja o lançamento do seu novo single, Alan também pode ser visto nas novelas "Nos Tempor do Imperador" e "Malhação - Viva a Diferença" e nos filmes "Mussum:  o Filmis", "M8", "Doutor Gama" e "Os Suburbanos". Em 2022, com o curta "Baile de Máscaras" ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Paris Shorts Films Alwards. Alan também está nos longas "Ainda Estou Aqui" de Walter Salles e aguarda a estreia do longa "Um Lobo Entre os Cisnes" de Marcos Schechtman. 
  
  
LINN DA QUEBRADA | Bibiana  
Linn da Quebrada é cantora, atriz e ativista. Mulher trans e defensora da comunidade LGBTQIA+, usa sua arte para abordar temas como identidade de gênero, sexualidade e empoderamento. Sua carreira começou no funk e se expandiu para outros gêneros. Em 2017, lançou seu aclamado álbum "Pajubá". Também estrelou o documentário "Bixa Travesty" (2019), que retrata sua trajetória. Ganhou ainda mais destaque ao participar do Big Brother Brasil 22. Sua atuação vai além da arte, englobando a luta por direitos e visibilidade para pessoas trans.  
  
THAWAN LUCAS | Marcinho  
Thawan Lucas Bandeira é um jovem dançarino e ator de 16 anos. Iniciou sua carreira no Grupo Origens, destacando-se em importantes eventos e projetos. Thawan participou da abertura das Olimpíadas de 2016 e foi convidado a se apresentar na China, em Pequim e Wuhan, no mesmo ano. Ele conquistou o primeiro lugar no festival de dança da Zimba em 2017, no Teatro Ziembinski, e também desfila como destaque na Estação Primeira de Mangueira desde 2016. No cinema e na televisão, Thawan interpretou um papel na infância no filme "Mussum – O Filme" (2023), contracenando com Cacau Protásio, e atuou ao lado de Fernanda Montenegro no longa "Vitória", que estreia este ano. Ele também esteve no elenco do espetáculo "Pixinguinha – Um Homem Carinhoso" com Tais Araújo e Seu Jorge, além de ter participado do filme "Pobre Yurinho" (2018).   
  
LAILA GARIN | Laura Torres  
Laila Garin é cantora e atriz, mestiça de filha de baiana com francês. É formada em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Começou a estudar teatro e canto lírico desde criança, o que a levou se especializar em obras musicais. No Brasil Laila destacou-se nacionalmente ao interpretar a cantora Elis Regina no espetáculo musical “Elis, A Musical”. Por esse trabalho levou os importantes prêmios do teatro, como o Prêmio Shell e APCA. Foi também indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz por “A Hora Da Estrela ou o Canto de Macabéa" de Clarice Lispector. Por “Gota d’água a seco” de Chico Buarque, foi indicada ao Prêmio APCA de Melhor Atriz e ganhou os prêmios brasileiros Cesgranrio, Bibi Ferreira e Reverência.   
Em 2023 estreou como uma das protagonistas da série “Fim” de Fernanda Torres na Globoplay e a terceira temporada da série “Dom” de Breno Silveira. No Amazon prime estreou na série “Sutural” da Amazon Prime e no filme “Meu Álbum de Amores” de Rafael gomes. Na Netflix, ganhou destaque ao integrar o elenco da série “3%”. Esse ano, a atriz participará da série “Maria e o Cangaço” de Sérgio Machado, na plataforma de streaming Disney+. A atriz protagonizou o terceiro episódio da primeira temporada da premiada série médica “Sob Pressão” de Jorge Furtado, sob direção de Andrucha Waddington e Mini Kerty. Ainda na Rede Globo, a atriz foi escalada para “Babilônia”, “Rock Story” e integrou o elenco da série musical “Só Se For Por Amor”.  
Participou do premiado filme de Aly Muritiba “Deserto Particular”, representante do Brasil no Oscar 2022. No cinema pode ser vista como Clara Nunes no filme “Chacrinha: o Velho Guerreiro”.  
Atualmente está em turnê com o musical “Nossa História com Chico Buarque” “Elis, A Musical”.  
PAULA FIUZA | Roterista  
Paula Fiuza é autora, diretora e roteirista de cinema e TV, formada em Jornalismo pela Universidade de Washington, EUA. Entre suas principais realizações estão a criação, direção e roteiro da série de TV "De Perto Ninguém é Normal", com Fábio Porchat (GNT - 2008); dos longas-metragens documentais "Sobral - O Homem que Não Tinha Preço" (2013) e "Paulo Casé - O Arquiteto do Encontro" (2019); da série de TV documental "Pra Onde Corre o Rio" (Canal Curta! - 2016). Estreou como roteirista de ficção em "Vitória", último filme de Breno Silveira, dirigido por Andrucha Waddington, a ser lançado nos cinemas em 2025.  
  
CONSPIRAÇÃO | Produtora    
Com 10 indicações ao Emmy International, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria Melhor Comédia com A Mulher Invisível. É realizadora de séries como FIM (Globoplay), Sob Pressão (TV Globo), DOM (Prime Video), Anitta: Made in Honório (Netflix), Detetives do Prédio Azul (Gloob) e 1 Contra Todos (Fox), além das séries de não-ficção Viajando com Os Gil (Prime Video), Angélica: 50 & Tanto (Globoplay) e Se Eu Fosse Luisa Sonza (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de bilheteria Eu Tu Eles (Menção especial de Un Certain Regard), 2 Filhos de Francisco - ambos indicações oficiais do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -, Vai Que Cola e O Auto da Compadecida 2. Em 2024, co-produziu o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama e maior bilheteria pós-pandemia do Brasil Ainda Estou Aqui. Atualmente, a produtora prepara títulos como Detetives do Prédio Azul 4, A Droga da Obediência, Vini Jr, entre outros.   
 
GLOBOPLAY | Coprodutora    
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos. Tudo isso disponível para ver quando e onde quiser.    
     
SONY PICTURES | Distribuidora     
A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.    
Com presença marcante no mercado nacional,  a Sony Pictures distribuiu  e/ou co-produziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2024, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 70 filmes nacionais distribuídos e/ou co-produzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Um Tio Quase Perfeito, Entre Irmãs, Kardec, Ninguém é de Ninguém e o premiado Ainda Estou Aqui.    
     
MYMAMA ENTERTAINMENT | Coprodutora    
Fundada por Gabrielle Auad e Mayra Faour Auad, a MyMama Entertainment é uma produtora dedicada a projetos autorais de grande relevância, que atraem público e reconhecimento nacional e internacional. Duas vezes vencedora do Emmy Internacional, a MyMama acumula premiações em importantes festivais, como o Festival de Cannes, Berlinale, Veneza, TIFF, Sundance, Locarno, San Sebastián, SXSW, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.    
     
GLOBO FILMES | Apoio   
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.    
Categoria
Arte e Cultura
Tags
Filme Vitória, Andrucha Waddington, Fernanda Montenegro, Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin, Thawan Lucas, Marcio Ricciardi, Thelmo Fernandes, Paula Fiuza, Conspiração, MyMama, Globoplay, Sony, Artreira, Breno Silveira
Seja o primeiro a comentar