1º Encontro de Mentorados no Recreio | OAB BARRA

12,333 Visualizações
Publicadas

E a NABARRA.TV, foi prestigiar o Mentoria Day. Um evento da OAB BARRA, que aconteceu no auditório do Absolutto Business Towers, onde fica a mais nova casa dos advogados no Recreio dos Bandeirantes.

 

Patrícia Pacheco, secretária geral da entidade, explica.

 

SONORA DA SECRETÁRIA GERAL PATRÍCIA PACHECO

 

Segundo dados da OAB, hoje no Brasil se formam por dia, cerca de 243 bacharéis, e no Estado do RJ, pelo menos 60% deles, passarão no exame da Ordem, e poderão advogar. 

Por isso, é importante através de eventos da rede, como este, que instrui, além da experiência da rede, benefícios não só para os formadores mais antigos, que precisam ser adaptados. à um 

mercado de trabalho em constante mudança.

 

SONORA PRESIDENTE MARCUS SOARES

 

Logo na abertura, devido a falta de um palestrante, Marcus Soares, Presidente da OAB Barra, assumiu o primeiro painel com o  Tema: EMPREENDEDORISMO JURÍDICO, onde testemunhou sobre o início de sua carreira profissional, com preciosas dicas para empreender na profissão. 

Em seguida Willian Takachi, conselheiro da OABRJ, e Presidente da comissão de defesa, assistência, e prerrogativas da OAB-Barra, palestrou sobre o Tema: Prerrogativas Profissionais da Advocacia. onde falou da importância de denunciar magistrados, que insistirem no descumprimento da lei, negando-se a realizar despacho com advogados, sendo este o fator de maior número de denúncias na OAB.

Carlos Gabriel Feijó, ouvidor-geral da OAB Barra, foi o palestrante do terceiro painel, com o tema: Proposta e Contrato de Honorários.




 Ele falou que não existe receita para captação de clientes, que é muito importante o advogado se conhecer, para nortear qual nicho a ser prospectado. 

Outra dica foi a elucidação junto ao cliente 

do cenário atual, previsões dos possíveis desdobramentos, os custos, e tempo estimado de cada etapa, ambas descritas no corpo do contrato. 

 

SOBSOM GABRIEL

 

O quinto painel, foi apresentado por Lizandra Tomé, que em pouco mais de 30 minutos, deu preciosas dicas de como utilizar as redes sociais como plataforma de divulgação do advogado, sempre dentro da ética e normativas da classe, apresentando na ocasião, alguns cases de sucesso.

 

SOBSOM LIZAMCRA

 

Para apresentar o sexto painel, com o tema: “Precedentes, jurisprudências e súmulas'', o evento teve a honra de ter como palestrante, o Professor e Defensor Público- RJ, José Roberto Mello Porto. Ele esclareceu que a legislação vem buscando “padrões decisórios”, mas que é importante ficar atento à decisões aplicadas, para verificar se a lei que a sustentava não foi revogada, ou não é mais aplicada, cabendo ao advogado quando necessário, apontá-la. Também falou que ao invocar “padrões decisórios”, é necessário verificar se sua ação é compatível aos mesmos fundamentos.

 

SOBSOM DO DEFENSOR

 

O sétimo e último painel foi: Advocacia na Prática - Aspectos Relevantes, apresentado pela Advogada e Conselheira da OAB-RJ - Hellem Franceschini, que deu dicas importantes de como proceder quando uma ação vai para segunda instância. 

Além dos brasileiros apresentados no Mentoria Day O BarraAB, o evento ainda apresentado como ápice, ambos pelo quinto, um dispositivo que determina um quinto das vagas em tribunais preenchidos por advogados e membros do Ministério Público, e não por carreira. Sendo eles os desembargadores, Eduardo Biondi, Vitor Marcelo e André Marques.



Categoria
Utilidade Pública Coluna Social Documentário
Tags
Eduardo Biondi, Vitor Marcelo, André Marques, desembargadores, OAB Barra, OAB, Advogados, Advogadas, Juíz, Ministério Público, Mentoria Day, Hellem Franceschini, Roberto Mello Porto, Lizandra Tomé, Carlos Gabriel Feijó, Willian Takachi, MARCUS SOARES, Patrícia Pacheco
Seja o primeiro a comentar