Uber - Solução em logística na palma de sua mão | SUSTENTABILIDADE

41.094 Visualizações
Publicado

A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como pessoas se movimentam. Ela conecta usuários e motoristas parceiros por meio de seu app.

A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades. Ao conectar, de forma simples, motoristas parceiros e usuários através de nosso app, ajudamos a deixar cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções para usuários e mais oportunidades de negócios para motoristas parceiros.

A ideia surgiu em 2009 quando Garett Camp e Travis Kalanick participavam da conferência LeWeb, na França. Após o evento, ao precisarem retornar para o hotel, encontraram dificuldade para encontrar um táxi, outro transporte público e até mesmo um motorista particular. Foi então que pensaram que seria incrível poder, a um toque no celular, contratar o serviço de um motorista particular. O objetivo era facilitar e inovar a forma pela qual as pessoas se locomovem pelas cidades, inicialmente em São Francisco (EUA), utilizando-se de veículos sedã. Foi assim que surgiu o Uber Black, primeiro produto da empresa.

A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, e hoje está em mais de 700 cidades em 63 países. A Uber expandiu rapidamente a sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.

Fatos

Indústria Tecnologia

Fundação Junho de 2010

Presença em cidades no mundo +700

Presença em cidades no Brasil +100

Presença em países +60

Funcionários no mundo 20 mil

Motoristas parceiros no Brasil +600 mil

Motoristas parceiros no mundo +3 milhões

Usuários no Brasil +22 milhões

Usuários no mundo +93 milhões

Viagens por dia no mundo 17 milhões

Dados globais atualizados em maio de 2019; dados do Brasil, em setembro de 2018

Completamos o primeiro bilhão de viagens em dezembro de 2015, atingimos a marca de 2 bilhões em junho de 2016, 5 bilhões em maio de 2017 e 10 bilhões em junho de 2018.

 

A Uber no Brasil

No Brasil, chegamos junto com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Hoje já estamos em mais de 100 cidades do Brasil. Nosso objetivo é oferecer por meio do aplicativo, a opção de contratar viagens confortáveis e cômodas para todos os nossos usuários. Queremos transformar a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades.

No país, estão disponíveis os serviços Uber Black, Uber Select, Uber X, Uber Juntos e Uber Eats. A Uber contribui para tornar as cidades mais conectadas e sustentáveis: através de nosso aplicativo, o usuário consegue chamar um motorista parceiro que oferecerá transporte de qualidade e eficiente, com preços acessíveis.

Nosso passageiro número 1 no Brasil, no Rio de Janeiro, foi Pedro Salomão. Em São Paulo, a primeira passageira foi ninguém menos do que a top model e eterna angel Alessandra Ambrósio. Já em Porto Alegre foram os “guris” do Pretinho Básico e, em Campo Grande, o sertanejo Michel Teló.

Os produtos Uber

No Brasil, a Uber oferece cinco tipos de serviço:

Uber X: Carros compactos, com ar-condicionado e 4 portas. O preço é competitivo e uma opção ideal para locomover-se no dia a dia.

Uber Juntos: Esta modalidade permite que você divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar ao seu, colocando mais pessoas em menos carros.

Uber Select: uma seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço um pouco maior do que o do Uber X.

Uber Black: serviço que possibilita aos usuários solicitarem viagens de alta qualidade em carros sedã, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado.

Uber Eats: Serviço que permite ao usuário solicitar refeições de maneira prática, onde quer que esteja.

 

Sobre a Uber

O que fazemos

A Uber oferece uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros se conectem de forma fácil e descomplicada a usuários que buscam viagens acessíveis e confiáveis.

Acreditamos que, para encarar o desafio da mobilidade nas grandes cidades, é preciso oferecer uma gama cada vez mais ampla de opções de mobilidade às pessoas. Uber é mais um modo de se locomover na cidade.

Possibilitamos que motoristas profissionais possam ter ainda mais oportunidades de ganhar dinheiro ao conectá-lo com usuários que desejam se deslocar pela cidade.

Geramos um incrível potencial para diminuir a necessidade de se ter um carro, colaborando assim para a diminuição dos congestionamentos nas grandes cidades. Com o Uber Juntos geramos ainda mais impacto ao colocar mais pessoas em menos carros, evitando emissões de poluentes e consumo de combustível.

O que não fazemos

A Uber não é uma empresa de transporte. A Uber é uma empresa de tecnologia. Nós desenvolvemos um aplicativo que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades.

A Uber não é um aplicativo de táxi. Nós conectamos usuários e motoristas parceiros, que prestam o serviço de transporte individual privado, por meio de nosso aplicativo.

A Uber não é um serviço de carona paga ou remunerada. A Uber é uma empresa de tecnologia que possibilita, por meio de seu aplicativo, que motoristas parceiros encontrem pessoas que precisam de viagens acessíveis e confiáveis. O usuário chama um motorista parceiro, que o leva para o destino que ele deseja.

A Uber não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro. Nós oferecemos uma plataforma tecnológica para que motoristas parceiros aumentem seus rendimentos e para que usuários encontrem motoristas confiáveis e desfrutem de viagens confortáveis.

Funcionamento da Uber

Como funciona para motoristas parceiros

Para ser um motorista parceiro da Uber é necessário que o interessado seja motorista profissional – ou seja, que tenha carteira de habilitação com autorização para exercer atividade remunerada (EAR).

É necessário fazer um cadastro no site da Uber e então passar por uma checagem de informações e de segurança.

Os motoristas precisam contar com um carro sedã de luxo, com banco de couro, ar-condicionado e quatro portas para atuar no Uber Black e um modelo compacto, também com ar-condicionado e quatro portas, para atuar no Uber X, Uber Juntos e Uber Select.

Quando ele quer dirigir, tudo o que ele precisa fazer é ligar o app. Não existe tempo mínimo diário, semanal ou mensal para que o motorista parceiro use a plataforma. Ele tem total flexibilidade para trabalhar como, quando e onde quiser.

No aplicativo próprio para motoristas parceiros é preciso fazer o login usando a senha pessoal e intransferível. Após esse procedimento é possível escolher com qual carro o motorista vai dirigir, caso exista mais de um carro cadastrado na plataforma.

Ao receber uma chamada de um usuário a tela do aplicativo pisca e é emitido um som. Somente após aceitar a viagem é que o aplicativo mostrará quem é o usuário, e a localização.

Assim que o usuário entra no carro, o motorista parceiro inicia a viagem por meio do aplicativo.

Ao chegar ao destino indicado, o motorista parceiro encerra a viagem no aplicativo. Em seguida, o app mostra o preço da viagem e a tela de avaliação do usuário, por meio de uma nota entre 1 e 5 estrelas.

Como funciona para usuários

Qualquer pessoa que tenha um smartphone com acesso à internet pode se cadastrar. É preciso primeiro baixar o aplicativo da Uber na Google Play, App Store (Apple) ou Windows Store e instalá-lo no celular.

Depois é necessário cadastrar-se, informando telefone. Em todas as cidades é possível cadastrar um cartão de crédito ou débito para que o valor da viagem seja cobrado logo que o usuário desça do carro – o pagamento em dinheiro também está disponível. Para chamar um carro, é só abrir o aplicativo, escrever pra onde você quer ir e apertar um botão para solicitar o seu uber.

Quando o motorista parceiro estiver chegando, o aplicativo avisará o usuário com a mensagem “o seu Uber está chegando agora”. Basta então identificar o carro (o aplicativo mostra o modelo, placa e cor do carro, nome do motorista e foto) e aproveitar a viagem.

Se o usuário estiver viajando com um amigo que também seja usuário cadastrado, é possível dividir o valor direto pelo aplicativo. Ao chegar no destino final basta descer do carro (na opção de pagamento com cartão de crédito) e avaliar o motorista com uma nota entre 1 e 5 estrelas. Se for necessário é possível enviar uma mensagem para a Uber direto pelo aplicativo, com elogios, sugestões ou qualquer tipo de feedback.

Valores

Cada cidade e tipo de serviço tem um preço diferente, mas o usuário sempre é informado, no próprio app, o valor exato da viagem antes mesmo de pedir um carro. A composição do preço leva em consideração um valor inicial, a distância e o tempo de viagem. Você pode consultar uma estimativa de preço aqui.

Feedback constante entre usuário – motorista parceiro

O que garante o nível de qualidade da plataforma Uber é sistema de avaliação mútua, onde usuários avaliam os motoristas parceiros e vice-versa.

Desta forma, motoristas parceiros que não mantenham uma nota mínima de aprovação por parte dos usuários são desconectados da plataforma. O mesmo acontece com usuários que não mantenham uma nota mínima de aprovação por parte dos motoristas parceiros.

Assim o respeito, a igualdade, a integridade e a transparência são valores fundamentais levados em conta na plataforma. É importante destacar que as notas são anônimas e apresentadas de forma agregada. Nenhuma avaliação individual de motoristas parceiros ou usuários é compartilhada com a outra parte.

Segurança

Usamos a tecnologia para adicionar camadas de segurança antes, durante e depois de cada viagem.

Do momento em que o usuário pede um uber até quando ele chega ao seu destino, a experiência com a Uber foi pensada para adicionar camadas de segurança. Nós vamos sempre além das exigências locais, procurando garantir o máximo de conforto e tranquilidade aos passageiros. Nossa tecnologia permite focar em segurança antes, durante e depois de cada viagem.

Antes

Ao chamar um Uber, é possível acompanhar o trajeto dele até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde o carro em segurança. Além disso, o usuário tem acesso à foto, nome do motorista, modelo e placa do carro. Vale lembrar que, para se cadastrar para usar o aplicativo, os motoristas parceiros da Uber precisam ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR, e passam por checagem de segurança nas esferas federal e estadual. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo do ano corrente. Desde o mês de julho de 2016, a Uber estabeleceu parceria com o Grupo ACE, uma das seguradoras líderes de mercado no Brasil, mantendo a cobertura Há ainda o seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) para a proteção de usuários e de motoristas parceiros no valor de até R$100.000,00. Quando o usuário precisa contatar o motorista ou vice e versa, o número de telefone é anonimizado.

Durante

Ao longo do trajeto é possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, além do caminho sendo feito pelo motorista parceiro com qualquer pessoa por redes sociais ou mensagem. Caso o usuário tenha um Perfil Familiar, cada vez que uma pessoa cadastrada em seu perfil começa uma viagem, ele pode automaticamente acompanhar o percurso diretamente de seu celular.

Depois

Um ponto importante é o sistema de “avaliação mútua” após cada viagem. Além de ser anônima, é ela que garante que a plataforma mantenha-se saudável tanto para motoristas parceiros quanto para usuários. Os motoristas precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas) para continuar na plataforma. O usuário também pode ser desconectado da plataforma se tiver uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos de uso. Após cada viagem, os usuários recebem um recibo com os detalhes do preço e o mapa do trajeto realizado. Caso o passageiro precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte ao usuário que analisa caso a caso.

Marco regulatório

As atividades da Uber e de seus motoristas parceiros são completamente legais de acordo com a Constituição Federal e com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal 12.587/12). O serviço prestado pelos motoristas parceiros da Uber é o de transporte individual privado, (previsto na PNMU) e já foi regulamentado no âmbito municipal em cidades como São Paulo, Vitória (ES) e o Distrito Federal. A falta de regulamentação no âmbito municipal, entretanto, não significa ilegalidade. As redes sociais, por exemplo, existem há muito tempo e só foram reguladas com o Marco Civil da internet (2013). A Uber mantém contato frequente com os poderes executivo e legislativo das cidades para viabilizar regulamentações pensadas nos benefícios que a tecnologia traz para as cidades e as pessoas.

 

A Uber não é concorrência desleal. O foco da Uber é oferecer mais opções para as pessoas se movimentarem pelas cidades. O próprio CADE divulgou um estudo apontando que a chegada da Uber no mercado não mudou o panorama do transporte individual público do Brasil.

 

Em outubro de 2017, a Superintendência-Geral do CADE decidiu arquivar inquérito administrativo sobre suposta concorrência desleal relacionada à Uber. Em nota técnica, o órgão afirmou que os aplicativos de mobilidade têm fomentado a concorrência no setor de transporte individual privado, “​o que traz benefícios ao consumidor”. Já em abril de 2018, um novo estudo do órgão confirmou que o início da operação da Uber no país acabou por “gerar benefícios aos consumidores e incentivar a entrada de novos ofertantes no mercado de transporte remunerado individual de passageiros”.

 

A Uber paga impostos. Somos uma empresa legalmente constituída no Brasil e estamos em dia com os impostos devidos para operar no País. Em 2017, a Uber pagou R$ 972 milhões em tributos, tanto federais (como PIS, Cofins e Imposto de Renda) quanto municipais (como o ISS e contribuições municipais exigidas por regulações locais).

 

Categoria
Utilidade Pública
Tags
Uber, Mobilidade, Sustentabilidade
Seja o primeiro a comentar