As Feiras Livres são um fenômeno sociocultural e econômico, com registros de 500 anos antes de Cristo, e, mesmo com o surgimento de lojas, supermercados e shoppings, continuam impondo uma das mais antigas tradições do homem.
A NA BARRA TV visitou uma delas, para saber os motivos que as mantém vivas até hoje.
Mário é um dos mais antigos da feira.
Ana do Expresso da Tapioca há 30 anos aposta em mercadorias Regionais, difíceis de serem encontradas em mercados convencionais. Segundo alguns clientes, ela faz a mais saborosa tapioca da Região. Ana também é responsável por fazer um caldo de vegetais que serve de alimento aos feirantes, mas alguns clientes são convidados a participar, como é o caso do Sr. Pedro, cliente desde a criação da feira, que atribui a amizade entre feirantes e frequentadores, o segredo delas se manterem vivas até os dias de hoje.
Marcos Antônio garante que o segredo das feiras livres é sua autenticidade e respeito ao consumidor, oferecendo sempre produtos de qualidade.
Para agradar os clientes, Reginaldo, que há 30 anos vende legumes e verduras, recebe dos clientes listas de mercadorias e as reserva, até que venham buscar, acreditando que a conveniência fideliza a freguesia.
Jorge que há 25 anos vende granjeiros, carne e embutidos, garante que o segredo é transformar clientes em amigos, oferendo uma grande variedade de produtos, sempre melhores que os da concorrência.
A doutora Vera citada pelo Sr. Pedro no início da matéria desvenda uma tradição existente nas feiras livres que é a prova oferecida pelos feirantes, que comprovam a qualidade das mercadorias, além de criar um vinculo entre eles.
O garapeiro Ezequiel é um dos mais novos da feira, e já aprendeu uma antiga pratica de sua profissão que é o famoso chorinho. Após o cliente beber mais da metade do copo de caldo de cana ele torna a colocar mais caldo até completar o copo, fazendo com que o cliente fique mais feliz com a gratuidade.
Uma característica positiva das feiras livres é que seus vendedores são especialistas, podendo dar dicas e tirar qualquer tipo de dúvida, como comprova o Sr. Eurico.
Dona Francisca é uma especialista em bananas, dá algumas dicas.
Marcos Antônio Ferreira e Ricardo de Nazaré que vendem laranja, confirmam a importância de oferecer mercadorias de qualidade vindas dos melhores produtores do Estado.
Segundo pesquisas realizadas pelo instituto SAX a feira livre é o local onde os consumidores se sentem mais satisfeitos, por ser um ambiente democrático, não burocrático, tolerante e que oferece personalização do atendimento.
Sr. Orlei e Sônia Steves frequentadores da feira há oito anos, confirmam a pesquisa.
@CUL
- Categoria
- AO VIVO ONLINE News
- Tags
- Feira Livre, Condomínio Riviera, Condomínio Mediterrâneo, Peixe, Frutas, Peixeiro, Legumes, Banana, Pastel, Caldo de Cana
