A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da IplanRio, da Casa Civil e do Centro de Operações, está usando tecnologia em uma nova ação de combate à Covid-19. Há cerca de 1 mês de seu lançamento, um drone equipado com alto-falante sobrevoa diversos pontos da cidade, alertando aos cidadãos sobre a importância de manter a distância de dois metros, não fazer aglomerações e sobre o uso de mascaras, e nas praias, estão pedindo aos surfistas para sairem da água.
Em menos de 2 semanas do serviço, a prefeitura já tinha recebido mais de 2 mil denúncias, e a Barra da Tijuca lidera assim como outros bairros da Zona Oeste, o volume de chamados.
Além de emitir os alertas, o equipamento vai ajudar no monitoramento da cidade, pois suas imagens são transmitidas em tempo real para o COR, na Cidade Nova e para a base operacional do Gabinete de Crise da Prefeitura, que fica no Riocentro,
O Secretário de Ordem Pública da Prefeitura Gutemberg Fonseca explicou melhor como funciona este novo.
Outro sistema que já começou a ser usado pela prefeitura desde o dia 13/05, verificar o distanciamento entre as pessoas através das 489 câmeras de monitoramento de trânsito espalhadas pela Cidade, que agora contarão com um software que faz o análise das imagens e detecta aglomerações, alertando assim a fiscalização.