Tour do Rio 2014

49,493 Visualizado
Publicadas

Tour do Rio é uma competição ciclística profissional de estrada por etapas disputada anualmente no Rio de Janeiro. É uma das maiores provas de ciclismo de estrada de América Latina.[1] [2]

O evento consiste em etapas que vão passando por várias cidades do estado, no mesmo estilo que outras competições importantes internacionais como o Tour de France e o Giro d'Italia.

A primeira edição foi disputada em 2000, porém não com o formato atual de etapas, e sim uma corrida de um dia. Foi na 2ª edição da prova, em 2002, que esta tornou-se uma corrida disputada em 5 etapas.

A edição de 2009 teve como principal cidade o município de Campos, sendo por isto chamada Volta Cíclistica Internacional de Campos. Além deste, a corrida teve outros nomes ao longo de sua história:

  • Volta do Rio de Janeiro (2000)
  • Giro do Rio (2002)
  • Volta do Rio de Janeiro (2003-2007)
  • Volta Cíclistica Internacional de Campos (2009)
  • Tour do Rio (2010-)

Desde a criação dos Circuitos Continentais da UCI, a prova recebeu a categoria de 2.2, sendo parte do UCI America Tour.

O primeiro ano do Tour do Rio se deu em 2010. Os ciclistas percorreram 783 quilômetros passando por seis municípios do estado (Rio de JaneiroAngra dos ReisVolta RedondaTrês RiosNova Friburgo e Cabo Frio). A saída se dá na Praça do Ó, no Jardim OceânicoBarra da Tijuca em direção ao sul carioca. O percurso é de cerca de 800 km.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tour_do_Rio

Categoria
AO VIVO News Grumari Esporte
Seja o primeiro a comentar